RESOLUÇÃO POLÍTICA DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES - PERNAMBUCO



O Partido dos Trabalhadores - PE pelo seu Diretório Estadual delibera a seguinte resolução política:

Nos últimos dez anos o PT comandou uma ampla frente partidária que, através dos governos Lula e Dilma vem revolucionando a democracia brasileira e promovendo amplas conquistas econômicas e sociais. Podemos constatar essas mudanças no Recife, em Pernambuco e no Brasil.

Em momentos como o que atravessamos hoje no Semi-Árido nordestino, atingido duramente pelo terceiro ano de seca, esses avanços ganham relevância. Programas sociais como o bolsa-família, seguro-safra e o bolsa-estiagem, bem como investimentos em infraestrutura hídrica - como a Transposição do Rio São Francisco - permitem maior resistência à população e apontam para um novo modelo de convivência com a seca.

A realidade pernambucana deixa claro o caráter inovador e pioneiro dos governos do PT em relação ao Brasil e a Pernambuco e a condição privilegiada que o nome de Dilma tem e que o PT reúne para continuar conduzindo nacionalmente este projeto, inclusive em seus avanços.

A consolidação da democracia nacional e essas grandes transformações sociais e econômicas ocorridas em Pernambuco e no Brasil, decorrentes dos governos Lula e Dilma, foram viabilizadas por uma ampla aliança partidária, de caráter progressista, que precisa ser preservada porque atende aos interesses do povo pernambucano e brasileiro, que se colocam como projeto de construção coletiva, no qual o PT tem papel central e estratégico.

Neste contexto deve ser elaborada pela Comissão Executiva Estadual uma programação de eventos, caravanas, debates e outros. Fóruns de gestores, de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais serão estruturados como espaços permanentes de discussão em todo o território estadual. Realizaremos discussões sistemáticas nesses espaços e com os movimentos sociais, principalmente através das secretarias temáticas e setoriais.

Por sua vez, a discussão das relações internas do PT de Pernambuco, por sua complexidade, requer profunda reflexão e longos debates. O partido continuará aberto à discussão e mantendo espaço para a critíca e a autocrítica no cotidiano partidário, nas nossas instâncias, em debate exclusivamente interno.

Estas questões serão equacionadas num processo contínuo. Neste sentido, o debate que ora tem inicio, terá continuidade através das instâncias partidárias, inclusive na próxima reunião do Diretório Estadual que será realizada após a reunião do Diretório Nacional.

O PT entende que este processo requer o aprimoramento do diálogo com as forças políticas que compõem o partido em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário