Na unidade, a novidade!


Por Múcio Magalhães

No último dia 23 de setembro de 2013, aconteceu o lançamento da candidatura do companheiro Bruno Ribeiro a presidente do PT de Pernambuco e das chapas para o diretório regional, diretório municipal e diretórios zonais de Recife, compostas por grupos que se alinham politicamente e assinam o manifesto "Compromisso com os petistas e os pernambucanos". 

O candidato a presidente estadual e as chapas fazem parte de um processo de discussão entre militantes que identificaram pontos de unidade política na luta concreta, mais precisamente nas difíceis batalhas das eleições de 2012, quando para além de resultados eleitorais em Recife e outras cidades, fizemos a defesa do PT contra deslealdades e todo tipo de ataques.

Da convergência construída nas adversidades enfrentadas naquelas eleições, surgiu o entendimento da necessidade de manutenção das discussões sobre os caminhos a serem percorridos para recolocar o PT no lugar que precisa estar no cenário político local.

Uma das principais conclusões foi que o PT em Pernambuco vive um momento difícil, que exige novas posturas e dinâmicas internas para enfrentar e vencer os desafios.

É urgente a construção de uma nova maioria política no partido, que aglutine a todos e todas que mais que compreender a situação, se disponham a participar efetivamente desta tarefa. Uma nova maioria que não se limite a disputar o PED, mas tenha a disputa eleitoral interna como um momento no longo processo de reposicionamento partidário que se dispõe a realizar.

A classe trabalhadora e o povo só tem a ganhar com um PT fortalecido, com direções funcionando, defendendo posições políticas no debate geral da sociedade, canais efetivos de participação das bases, e todo um conjunto de ações que estão contidas no manifesto "Compromisso com os petistas e os pernambucanos".

Esta é sem dúvida a grande novidade deste PED. A unidade Na defesa do PT autônomo, comprometido acima de tudo com as classes populares. Uma aliança que se expressa no candidato a presidente, e nas chapas para o diretório regional, diretórios municipais e diretórios zonais que apoiamos, e que sem dúvida alimentam a esperança de quem teima em ser petista e manter no alto a nossa bandeira, vermelha como a nossa esperança.

Essa luta vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário